domingo, 30 de maio de 2010

Persuasão na Religião – O “desconhecido” que convence

Para começar, uma coisa tem que ficar bem clara: argumentar e discutir sobre religião é extremamente complicado, porque cada um segue uma doutrina religiosa diferente e tem opiniões diferentes sobre este assunto. Mas o que discutiremos aqui é algo totalmente imparcial, não levando em consideração nenhuma doutrina religiosa em particular e sim o aspecto religião.

Símbolos de várias religiões.

Segundo a Wikipédia, persuasão é uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos lógico-racionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação. É o emprego de argumentos, legítimos ou não, com o propósito de conseguir que outro(s) indivíduo(s) adote(m) certa(s) linha(s) de conduta, teoria(s) ou crença(s).

Agora, como relacionar persuasão com religião?

Primeiramente, se tirarmos todo o misticismo da religião e basearmos somente nos argumentos utilizados pelos seus doutrinadores veremos que são puramente argumentos persuasivos.

Estes doutrinadores têm que utilizar de métodos que convençam os ouvintes para que eles virem adeptos e fiéis da religião em questão.

Na maioria dos casos os doutrinadores utilizam o temor ao desconhecido e ao sobrenatural para fazer com que os seguidores da religião adotem uma crença e sigam certa linha de conduta. Digamos que, com o temor a Deus, as pessoas deixem de fazer algumas coisas que, segundo a Igreja, são atos pecaminosos e fazendo algo pecaminoso a pessoa não irá para o céu.

Charge de um pastor cobrando o dízimo dos fiéis.

Com base nisso, há certas doutrinas religiosas que se aproveitam desse temor a um ser superior/sobrenatural e com isso fazem com que os fiéis da doutrina contribuam com grandes quantias de dinheiro para a igreja. Aqui no Brasil, os dirigentes e alto escalão religioso da Igreja Universal do Reino de Deus, que no meu ponto de vista é uma dessas doutrinas que pedem uma quantia absurda de dízimo para os fiéis, foram acusados pelo Ministério Público de praticar atos de charlatanismo, estelionato e lesão à crendice popular.

Imagem criticando as denúncias feitas contra a Igreja Universal do Reino de Deus pelo Ministério Público.

Para finalizar, já foi mencionado que a persuasão é uma técnica para se convencer pessoas a aceitarem uma ideia, um argumento. Dentro da religião, ela desempenha o papel de fazer com que os fiéis se apeguem a uma determinada doutrina religiosa e aceite os dogmas impostos pela mesma.

Seria interessante dar uma lida no texto que está no link abaixo. Neste texto, o autor baseou-se apenas em seitas religiosas, mas creio que as técnicas de persuasão que ele citou valem para a maioria das doutrinas religiosas.

http://www.universocatolico.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=11302

Nenhum comentário:

Postar um comentário