segunda-feira, 31 de maio de 2010

Métodos de Persuasão na Mídia

Um dos recursos mais utilizados pela mídia atualmente é a propaganda, que utiliza uma mistura de discurso verbal, imagens e sonoridade. O objetivoé conduzir o receptor a fazer ou não alguma coisa. Para isso são utilizadas estratégias de persuasão, com, por exemplo:

Técnica de Associação: propagandas que induzem o cérebro a associação. Neste caso é como se a televisão colocasse as premissas e deixasse a conclusão por conta do telespectador. Um exemplo disso são os comerciais de produtos de beleza nas quais são colocadas belas modelos como usuárias destes produtos ou propagandas que mostram um estilo de vida “legal, sofisticado”. Estas propagandas instigam o consumidor a associar aquelas pessoas ao produto.



Propaganda subliminar: Mensagens subliminares são mensagens nas quais o receptor não percebe conscientemente que é “convocado” a fazer algo, mas seu cérebro capta a mensagem. A persuasão nesse tipo de propaganda ainda não foi comprovada, mas foram realizadas experiências, e em uma delas foi exibida numa tela de cinema, durante um filme, a frase “coma pipoca”, em flashes tão rápidos que não fosse possível perceber conscientemente que a frase havia sido mostrada. O resultado desta experiência foi que apesar de não se lembrar da frase escrita, a maioria das pessoas foi comprar pipoca.



Homem Aranha I

Um outro episódio, que passou despercebido pela maioria dos espectadores, foi listado pelos pesquisadores de mensagens subliminares. No primeiro longa-metragem do Homem Aranha uma placa deixa à mostra a mensagem EAT (coma) e, logo após, uma logo do Mc Donalds. Prática bastante utilizada para incentivar o consumo de algum produto.


Assim podemos perceber que existem varias formas com que a mídia tenta nos convencer a comprar ou fazer algo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário