Um dos recursos mais utilizados pela mídia atualmente é a propaganda, que utiliza uma mistura de discurso verbal, imagens e sonoridade. O objetivoé conduzir o receptor a fazer ou não alguma coisa. Para isso são utilizadas estratégias de persuasão, com, por exemplo:
Técnica de Associação: propagandas que induzem o cérebro a associação. Neste caso é como se a televisão colocasse as premissas e deixasse a conclusão por conta do telespectador. Um exemplo disso são os comerciais de produtos de beleza nas quais são colocadas belas modelos como usuárias destes produtos ou propagandas que mostram um estilo de vida “legal, sofisticado”. Estas propagandas instigam o consumidor a associar aquelas pessoas ao produto.
Propaganda subliminar: Mensagens subliminares são mensagens nas quais o receptor não percebe conscientemente que é “convocado” a fazer algo, mas seu cérebro capta a mensagem. A persuasão nesse tipo de propaganda ainda não foi comprovada, mas foram realizadas experiências, e em uma delas foi exibida numa tela de cinema, durante um filme, a frase “coma pipoca”, em flashes tão rápidos que não fosse possível perceber conscientemente que a frase havia sido mostrada. O resultado desta experiência foi que apesar de não se lembrar da frase escrita, a maioria das pessoas foi comprar pipoca.
Homem Aranha I
Um outro episódio, que passou despercebido pela maioria dos espectadores, foi listado pelos pesquisadores de mensagens subliminares. No primeiro longa-metragem do Homem Aranha uma placa deixa à mostra a mensagem EAT (coma) e, logo após, uma logo do Mc Donalds. Prática bastante utilizada para incentivar o consumo de algum produto.
Assim podemos perceber que existemvarias formas com que a mídia tenta nos convencer a comprar ou fazer algo.
A persuasão é usada em diversos setores de nossa sociedade, é usada na política, nas escolas e principalmente por publicitários, todos buscando nos convencer a respeito de suas opiniões e convicções.Para nos persuadir, vários mecanismos são utilizados, muitos mexem com nossas emoções, mas há outros que partem para um lado mais racional e moral. Os políticos conseguem através de simples propagandas que votemos neles, em vídeos de apenas poucos minutos conseguem transmitir aquilo que querem que pensamos, como no exemplo abaixo que refere-se a propaganda política do Lula.
A persuasão é usada em diversos setores de nossa sociedade, é usada na política, nas religiões (tópico citado anteriormente) e principalmente por publicitários, todos buscando nos convencer a respeito de suas opiniões e convicções. Para nos persuadir, vários mecanismos são utilizados, muitos mexem com nossas emoções, mas há outros que partem para um lado mais racional e moral. Os políticos conseguem através de simples propagandas que votemos neles, em vídeos de apenas poucos minutos conseguem transmitir aquilo que querem que pensamos, como no exemplo abaixo que refere-se a propaganda política do Lula.
Eles conseguem nos influenciar usando palavras e frases sedutoras que mexem com o nosso emocional, transmitindo inúmeras vezes a mesma idéia para que ela grude em nossas cabeças e na hora da eleição só consigamos lembrar daquilo que tantas vezes escutamos, mas não deixam de usar um discurso moralista no qual eles falam que são contra corrupção, investimentos em áreas que não beneficiam toda a população. Mas usam principalmente um discurso inflamado querendo nos convencer que elegê-lo é simplesmente o melhor a se fazer.
Já pararam pra pensar em como somos bombardeados todos os dias com inúmeras propagandas que mostram aquilo que devemos comprar, usar, seguir e o pior de tudo ser? Todos os dias várias propagandas surgem no mundo inteiro e chegam a nós influenciando, nos persuadindo, a comprar, tudo isso para termos garantidos o nosso padrão de felicidade, para tal fim, os publicitários utilizam de todas as habilidades existentes para nos provocar diversas reações, para isso usam o humor, ou fazem propagandas fofinhas, ou ainda inovam e fazem propagandas totalmente diferentes das convencionais.
Com essas inúmeras propagandas que chegam diariamente em nossas casas, é quase impossível não se deixar influenciar por elas, propagandas com lindas mulheres e cerveja mexem com o imaginário dos homens, de que se eles beberem terão mulheres lindas assim, propagandas de bolsas, sapatos, xampus e tinturas mexem com as mulheres, pois algumas acreditam que se usarem aquelas marcas serão belas e terão toda a elegância das modelos. Dessa maneira, somos influenciados a cada dia, somos convencidos a gastar e comprar as coisas mesmo não precisando delas, somos convencidos a sonhar com objetos como carrões e mansões, pois acreditamos que assim seremos felizes (mesmo isso não sendo verdade).
Para começar, uma coisa tem que ficar bem clara: argumentar e discutir sobre religião é extremamente complicado, porque cada um segue uma doutrina religiosa diferente e tem opiniões diferentes sobre este assunto. Mas o que discutiremos aqui é algo totalmente imparcial, não levando em consideração nenhuma doutrina religiosa em particular e sim o aspecto religião.
Símbolos de várias religiões.
Segundo a Wikipédia, persuasão é uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos lógico-racionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação. É o emprego de argumentos, legítimos ou não, com o propósito de conseguir que outro(s) indivíduo(s) adote(m) certa(s) linha(s) de conduta, teoria(s) ou crença(s).
Agora, como relacionar persuasão com religião?
Primeiramente, se tirarmos todo o misticismo da religião e basearmos somente nos argumentos utilizados pelos seus doutrinadores veremos que são puramente argumentos persuasivos.
Estes doutrinadores têm que utilizar de métodos que convençam os ouvintes para que eles virem adeptos e fiéis da religião em questão.
Na maioria dos casos os doutrinadores utilizam o temor ao desconhecido e ao sobrenatural para fazer com que os seguidores da religião adotem uma crença e sigam certa linha de conduta. Digamos que, com o temor a Deus, as pessoas deixem de fazer algumas coisas que, segundo a Igreja, são atos pecaminosos e fazendo algo pecaminoso a pessoa não irá para o céu.
Charge de um pastor cobrando o dízimo dos fiéis.
Com base nisso, há certas doutrinas religiosas que se aproveitam desse temor a um ser superior/sobrenatural e com isso fazem com que os fiéis da doutrina contribuam com grandes quantias de dinheiro para a igreja. Aqui no Brasil, os dirigentes e alto escalão religioso da Igreja Universal do Reino de Deus, que no meu ponto de vista é uma dessas doutrinas que pedem uma quantia absurda de dízimo para os fiéis, foram acusados pelo Ministério Público de praticar atos de charlatanismo, estelionato e lesão à crendice popular.
Imagem criticando as denúncias feitas contra a Igreja Universal do Reino de Deus pelo Ministério Público.
Para finalizar, já foi mencionado que a persuasão é uma técnica para se convencer pessoas a aceitarem uma ideia, um argumento. Dentro da religião, ela desempenha o papel de fazer com que os fiéis se apeguem a uma determinada doutrina religiosa e aceite os dogmas impostos pela mesma.
Seria interessante dar uma lida no texto que está no link abaixo. Neste texto, o autor baseou-se apenas em seitas religiosas, mas creio que as técnicas de persuasão que ele citou valem para a maioria das doutrinas religiosas.
Parece que se você quiser convencer alguém de alguma coisa, pode ser bom convidá-lo para um café: pesquisadores australianos demonstraram que a cafeína nos torna mais receptivos à persuasão.
Os pesquisadores testaram esse efeito submetendo voluntários a um questionário sobre as suas atitudes com relação à eutanásia voluntária e ao aborto antes e depois de ingerirem o equivalente a aproximadamente duas xícaras de café ou placebo.
Eles também foram expostos a uma argumentação persuasiva depois de ingerirem a cafeína.
Os experimentos mostraram que "a cafeína aumenta a persuasão instigando um processamento sistemático da mensagem."
Mas a cafeína também melhora o humor das pessoas, o que as torna mais propensas a concordarem com a mensagem, dizem os pesquisadores.
...de acordo com os dicionários... “Decidir (a fazer algo); convencer; induzir.”
Existem três “espécies” de persuasão: convencer , comover e agradar.
Persuasão é a capacidade de fazer alguém agir a seu favor, usando argumentos verdadeiros ou não. É a arte de “captar as mentes dos homens através das palavras”.
Temos que conquistar a simpatia da “vítima”, ou seja da pessoa que queremos persuadir , usando uma comunicação agradável, mas ao mesmo tempo, apelando para suas vontades e emoções. De acordo com Aristóteles, devemos apelar para a vontade, depois para a sensibilidade e por último para a inteligência.
Cada um usa um método diferente para persuadir! xD
Surgiu...
Aidéia de persuasão vem da Antiguidade, surgiu bem antes dos meios de comunicação da atualidade, começou a aparecer nos discursos clássicos na Grécia, onde a voz humana era usada para fazer as pessoas mudar suas crenças e opiniões. As pessoas que melhor se expressavam verbalmente eram as mais influentes da sociedade.
Retórica...
Dentro do tema persuasão temos a retórica - teoria ou ciência da arte de usar a linguagem com vistas a persuadir ou influenciar. Ainda podia significar a própria técnica de persuasão.
A retórica pode ser usada em vários níveis, desde convencer sua mãe a mudar daquela novela chata, até ganhar em um debate universitário. Retórica não pretende mostrar o que é verdadeiro ou certo, mas tenta fazer com que o próprio receptor da mensagem chegue sozinho à conclusão de que a ideia implícita no discurso representa o verdadeiro ou o certo.
Hoje em dia...
Para nos tornarmos persuasivos, é preciso observar dois aspectos principais na comunicação: A forma e o tipo de linguagem. É através da postura corporal, dos gestos e do tom de voz, que é possível conseguirmos a confiança e a credibilidade. O conteúdo da persuasão deve ser comunicado numa linguagem adequada ao tipo de pessoa que estamos tentando persuadir. Por exemplo, pessoas simples preferem que falemos numa linguagem simples, e as pessoas cultas, são mais sensíveis a uma linguagem intelectual.
Devemos escolher bem quem persuadir! =D
A persuasão está em todos os lugares, como por exemplo, existem comunidades em sites de relacionamentos, onde milhares de pessoas fazem parte.
Seja bem vindo ao nosso blog! Para dar inicio às atividades, vou abordar um tema bem divertido, vamos falar de uma estratégia usada pelas empresas para fazer pessoas como eu e você, ficarem com seus produtos na cabeça.
Hoje em dia, em nossa sociedade consumista, sem sombra de dúvida, uma das áreas que mais se utilizam da persuasão é a da publicidade. Para que uma empresa faça com que seu produto "caia na boca do povo", ela precisa de forte estratégia de marketing, fazendo com que a população veja seu produto como algo indispensável em suas vidas.
Para isto, são feitas propagandas dos produtos desde os tão conhecidos ''outdoors'' às propagandas na televisão. Mas não basta apenas mostrar o produto na televisão, ou por um cartaz dele na rua, é preciso prender a atenção do consumidor, convencendo-o de que o seu produto é melhor do que o do seu concorrente, fazendo com que sua marca fique na mente das pessoas, para que esta seja a primeira opção na hora da compra.
Só mostrar um símbolo ou um logotipo de seu produto para as pessoas, talvez não seja a melhor maneira de fazer com que seu produto seja apelativo.
Agora sim, com uma propaganda mais criativa as pessoas lembrarão da marca.
Voltando aos meios de publicidade, um dos mais eficientes, com certeza, é anunciar o seu produto na televisão, o qual é o meio de comunicação mais utilizado pelas pessoas atualmente. Mas como já falei anteriormente, não basta apenas expor seu produto, pois isto não irá atrair a atenção das pessoas por si só, e toda a publicidade será em vão, e isso não é o que as empresas desejam. Publicidade, principalmente na tv, não é algo barato, e era isso que acontecia muitas vezes antigamente. As propagandas eram chatas: ao chegar no intervalo comercial, as pessoas logo mudavam de canal, pois as propagandas não eram nada interessantes. Observando isso, as empresas começaram a desenvolver propagandas com roteiros criativos e bem mais elaborados, com elementos que atraem a atenção do telespectador, como o humor, um dos elementos mais eficientemente utilizados.
Muitas vezes, a publicidade nem precisa ser bem elaborada. Se houver um bom senso de humor, ela terá sucesso.
Uma coisa é fato: as pessoas gostam de rir. Se algo for engraçado, as pessoas irão parar para ver, com certeza. Então, por que não usar do humor na publicidade? Se a publicidade entretém as pessoas, elas irão parar para vê-la. E isto de fato acontece, hoje em dia, com as propagandas mais bem trabalhadas e divertidas. Quando entra o intervalo comercial do programa que você está assistindo, você recebe a mensagem do comercial por, simplesmente, gostar de seu tema, e o assiste até que o programa volte.
Com uma publicidade bem criativa, o produto fica até com um gosto melhor.
Diversas são as empresas que fazem propagandas engraçadas de seus produtos, e é certo, essas propagandas sempre caem na graça da população. Pessoas comentam com as outras sobre propagandas, e, consequentemente, do produto.
Existem diversas outras estratégias para atrair a atenção dos clientes e fazer o produto ficar na mente deles. O humor é só uma delas, uma das mais agradáveis e eficientes no ramo.